Hexagrama da Família - I Ching

domingo, 11 de novembro de 2012

Acima SUN, A SUAVIDADE, VENTO.
Abaixo, LIN, O ADERIR, FOGO.

Chia Jen / A Família


O I Ching, O Livro das Mutações, surgiu no período anterior à dinastia Chou (1150-249 a.C). Sua melhor tradução para o inglês é atribuída ao sinólogo e teólogo alemão Richard Wilhelm, com prefácio de Carl Jung.
Tem sido usado a séculos, tanto como um oráculo quanto como um livro de sabedoria. Entre os 64 assuntos tratados ou hexagramas está o da Família, o de número 37:
"(...) A família mostra as leis que vigoram no interior da casa e que transferidas ao exterior, mantêm a ordem no estado e no mundo. A influência que emana do interior da família é representada pela imagem do vento gerado pelo fogo. (...) A família tem seus fundamentos no relacionamento entre marido e mulher. (...) O fato de o homem e a mulher ocuparem o lugar que lhes corresponde está de acordo com as grandes leis da natureza. Na família uma firme autoridade é necessária; isto é representado pelos pais. Quando o pai é realmente um pai e o filho um filho, quando o irmão mais velho preenche sua função como irmão mais velho, e o mais moço a que lhe é própria, quando o esposo é realmente esposo e a esposa uma esposa, então a família está em ordem. Quando a família está em ordem, todos os relacionamentos sociais da humanidade também estão em ordem. (...) A família é a célula que dá origem à sociedade, o solo nativo em que o exercício dos deveres morais é facilitado pela natural afeição. Nesse pequeno círculo são criados os princípios éticos que mais tarde serão ampliados às relações humanas em geral.

E nós? Sabemos o suficiente sobre nossas ordens familiares e sistêmicas? Podemos afirmar que temos sido coerentes com os papéis que desempenhamos? 

Por Paula Baccelli

Comentários:

Postar um comentário

 
CONEXÃO E VIDA © Copyright | Template By Mundo Blogger |